sábado, 24 de dezembro de 2016

Modelagem e self-fashioning


Publicado pela primeira vez em 1980, o estudo de Stephen Greenblatt, Renaissance Self-Fashioning: From more to Shakespeare, foi uma grande contribuição para a concepção acerca do indivíduo Renascentista. Greenblatt, em seu estudo, se posiciona contra teorias que negam qualquer relação entre obra e vida social e também que esta última é livre de interpretação. Primeiramente ele trata a questão da autonomia na modelagem do indivíduo (em sua self-fashioning, como coloca) como uma falsa sensação de liberdade. Não há, propriamente, autonomia: ela é, na verdade, controlada por poderes maiores de influência como a família, o Estado e a Igreja. O poder de obrigar o indivíduo a modelar-se em certos padrões é uma questão de ter poder sobre a identidade, seja a própria ou a do outro.
O século XVI, no que diz respeito à identidade do indivíduo, é marcado por uma crescente autoconsciência da formação da identidade como um processo manipulável e artificioso. Há, no início dos tempos, uma mudança nas estruturas intelectuais, sociais, psicológicas e estéticas que governam a produção de identidades[1]. É também no século XVI que fashion passa a ser uma palavra de grande circulação e começa a ser usada como um modo de formar do indivíduo. Essa formação é entendida, como afirma Greenblatt, tanto como uma imposição física sobre uma pessoa quanto uma delineação menos aparente, encontrada em um determinado modo de pensar e comportar-se.
A essa última concepção de fashion o modelo mais recorrente é encontrado na figura de Cristo. Assim observamos quando Tyndale, na tradução de uma epístola aos Romanos, associa fashion à figura de Jesus ao dizer: “he fashioned unto the shape of his son”, ou o Arcebispo Sandys, na sua tradução de Geneva de 1557 do Novo Testamento, de modo parecido declara: “[he] was disfigured to fashion us, he died for our life”.


O texto de Thomas Greene, A Flexibilidade Do Self Na Literatura Do Renascimento, tem como objetivo falar da liberdade e autodeterminação humanas na literatura do Renascimento. Greene nos mostra que as manifestações artísticas e intelectuais do período renascentista apresentavam uma visão sobre o homem muito diferente daquela dos períodos anteriores. Antes, o homem estava fadado a ocupar uma única posição na sociedade. Se servo, sempre servo; se nobre, sempre nobre.
É verdade que desde antes do Renascimento, a possibilidade de subverter essa determinação social já existia, mesmo que bastante timidamente. Porém, é com o Renascimento que a possibilidade de o homem se autodeterminar ganha força. A citação de Pico Della Mirandola (um filósofo humanista do Renascimento Italiano), presente na obra Discurso Sobre a Dignidade do Homem, é pertinente:

[...] nem celeste nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual o modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por conseguinte, para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de ostentar. Poderás descer ao nível dos seres baixos e embrutecidos; poderás, ao invés, por livre escolha de tua alma, subir aos patamares superiores, que são divinos.

É, também, importante ressaltar que a doutrina da indeterminação da natureza do homem choca-se com uma outra doutrina: a da defesa da inalterabilidade da natureza humana. Esta última é comum a Aristóteles e os Escolásticos.
Para explicar-nos como se dá essa nova concepção da performance humana na sociedade, Greene traz o conceito de “Flexibilidade”. “Flexibilidade” está, basicamente, ligado à ideia de ser capaz de “esculpir” sua “própria imagem”, a possibilidade de reconfigurar seu próprio eu.

[1] GREENBLATT, S. Renaissance self-fashioning: from more to Shakespeare. Chicago & London: The University of Chicago Press, 1980.

GREENE, T. A flexibilidade do self na literatura do Renascimento. In: Histórias & Perspectivas. N. 32. Uberlândia: EDUFU, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário